terça-feira, 6 de novembro de 2007

Aula expositiva dia 16/10/2007

Texto: A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho.
Com a pré- escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil.Sônia kramer,2005, São Paulo. Ed. Ótica.



1) Defina c/ suas palavras o que são temas geradores:

**São aulas que tem a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, os temas são respeitados individualmente de acordo com o ritmo de cada criança, isso tem um bom desenvolvimento para os conhecimentos da criança.

2) Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores :

** Temas cíclicos originam-se em festas, eventos ou comemorações periodicamente celebradas.

**Temas gerados pelas crianças, suas famílias, professores e outros profissionais de escola


3) Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores:

** ter variedades em temas para a aula,e também permitir a participação da criança na escolha de um tema para o meio de estudo.

**Mostrar vários tipos de culturas p/ a criança, p/ que elas percebam a dimensão social do mundo em que vivem.


**Imprimir aos temas uma visão flexivel e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada: ou seja, o dinâmismo do currículo e a compreensão das cças quanto ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico e social.

**Explorar temas e mostrar a criança que ela não tem direito somente a visão da sociedade p/ que possam ser quebrados os preconceitos.

**Favorecer o acesso das cças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas: assimilar explorações do tema, não ficando limitado à experiências direta e ao senso comum, podendo dosar/equilibrar/conciliar o desafio e o incentivo a descoberta.

**Demonstrar temas sabendo usufruir um tempo bom para que não se torne algo muito longe que acabe tirando o interesse da criança.

**Desenvolver cada tema prevendo quais conhecimentos possivelmente estarão em jogo, e verificar como as crianças poderão reconstruí-los nas diferentes atividades.

4) Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

Tema gerador : Ser Humano

Conhecimento Social:

*membros que compõem o ser humano
*diferentes etnias (cor, raça, peso, altura)
*histórias de vida (origem, ocupação, moradia)
*instrumentos que podem ser utilizados para a análise

Conhecimento Natural:

*diferentes formas de agir de um ser humano
*elementos que auxiliam na pesquisa
*pontos iguais entre os seres humanos
*importância de fazer uma pesquisa com este tema.

Conhecimento Lógico-Matemático

*classificação das etnias
*pontos que diferenciam um ser humano do outro
*relação entre parentesco
*conhecimento do corpo

Conhecimento Linguístico

*vocabulário utilizado por diferentes culturas
*diferentes formas de comunicação
*interação entre os vários tipos de linguagem
*reconheciemento do vocabulário em vários tipos de cultura

Nenhum comentário: